A Defesa Civil


Defesa Civil em conjunto de ações preventivas de socorro

Em toda a cidade, existe um intenso serviço para executar a política nacional de Defesa Civil em âmbito local e assim coordenar as ações do Sistema Nacional de Defesa Civil.

A Defesa Civil é o conjunto de ações preventivas de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos e restabelecer a normalidade social.

Dentre as varias funções da defesa, algumas delas são, identificar e mapear as áreas de risco de desastres, promoverem a fiscalização das áreas de risco de desastre e vedar novas ocupações nessas áreas, declarar situação de emergência e estado de calamidade pública, vistoriar edificações e áreas de risco e promover, se necessário, a intervenção preventiva e a evacuação da população das áreas de alto risco ou das edificações vulneráveis dentre outras.

Prevenção é essencial, e a Defesa Civil desempenha um trabalho através da COMDEC que faz ações de prevenção de diversas maneiras, entre elas o mapeamentos de áreas risco, para que assim seja possível identificar os locais de maior suscetibilidade à ocorrência de desastres naturais, há também o treinamento e capacitações com os agentes municipais que atuam com a temática de gestão e gerenciamento de risco, bem como a população que mora nas áreas suscetíveis. Como mais uma forma de preparação para lidar com problemas, foi criado os Planos Preventivos de Defesa Civil, como o Plano Chuvas de Verão, que visa se preparar para a estação mais chuvosa do ano, reunindo esforços dos diferentes poderes dentro do Municipalidade a fim de reduzir as consequências das chuvas de verão aos munícipes, através da articulação com outras esferas de governo, criando governanças interfederativas a fim de melhorar e integrar a gestão dos riscos aos diversos setores envolvidos.

Missão

Prevenir e minimizar danos, socorrer e assistir populações atingidas, reabilitar e recuperar áreas deterioradas por desastres.

Visão

Atender à população em curto espaço de tempo, com eficiência, eficácia e efetividade.

Valores

A Defesa Civil está compromissada em concentrar suas atividades no bem estar comum da população em obediência aos ditames éticos e religiosos.